sexta-feira, 26 de março de 2010

Acadêmico de agronegócio sugere reportagem à RPC

No dia 18 deste mês foi apresentada, no Paraná TV Primeira Edição, uma reportagem que mostra o descaso com um parque em Engenheiro Beltrão. A sugestão foi do acadêmico de agronegócio da Educação a Distância do Cesumar Marcos Rodrigo Bicudo.

No vídeo produzido pela equipe da TV Cultura de Maringá, afiliada da Rede Globo, aparece o que deveria ser um dos principais pontos turísticos da cidade localizada no Noroeste do Paraná. Com o desenrolar da reportagem é evidenciado o desperdício de dinheiro público em uma obra inacabada, e já depredada.

Bicudo é entrevistado pelo repórter e evidencia a sua revolta com a situação. Com isso, o acadêmico mostra o seu papel de cidadão, que observa e denuncia as irregularidades a seu redor, servindo de exemplo para os demais universitários.

Para conferir o vídeo acesse o link a seguir. http://migre.me/rt3C

quinta-feira, 25 de março de 2010

Cesumar fecha parceria com SindForte

O Núcleo de Educação a Distância do Cesumar selou parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Serviço de Carro Forte, Guarda, Transporte de Valores, Escolta Armada, seus anexos e afins do Estado de São Paulo (SindForte).

Para o Sindicato, a parceria pode aumentar o nível de instrução de seus trabalhadores representados e, com isso, elevar o nível da categoria. O desconto na mensalidade para os associados pode chegar a 30%, mas quanto maior o número de vigilantes inscritos, maior o desconto.

O polo do Cesumar no bairro Bela Vista, em São Paulo, fica na rua Genebra, número 180, quarto andar. Os telefones para contato são (11) 3101-3220 e 3104-3247, e também pelo site www.ead.cesumar.br.

Tecnólogos podem se registrar no CRA

O Conselho Federal de Administração aprovou, pela Resolução Normativa nº 374 de 12 de novembro de 2009, o registro profissional nos Conselhos Regionais de Administração (CRA) dos diplomados em curso superior de Tecnologia. O registro é permitido a determinadas áreas da administração e para cursos oficializados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Dentre os cursos que se enquadram na categoria estão os de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Negócios Imobiliários, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Agronegócio, entre outros.

A EAD do Cesumar oferece os cursos de Agonegócio, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Negócios Imobiliários, que se enquadram na nova Resolução. Os cursos são aprovados pelo Ministério da Educação e os egressos podem fazer o registro no Conselho Regional de Administração.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Soja bate recorde na produção mundial

Na safra de soja deste ano houve recorde mundial na produção. Apesar dessa explosão globalizada, os produtores brasileiros, que não se precaveram, têm sofrido algumas consequências. Para isso, o tecnólogo em agronegócio prevê soluções e auxilia o produtor no melhor investimento.

“Esse recorde na produção se destina à produção de biodiesel, óleos e alimentação animal, sendo este último o maior destino de toda a exportação brasileira”, destaca o coordenador do curso de agronegócio da Educação a Distância do Cesumar, Silvio Silvestre.

Os produtores se veem reféns do mercado no período da colheita. Como poucos possuem espaços para estocagem, nem sempre o preço de venda é satisfatório. “Quando chega a época da safra, os produtores têm de vender o produto no valor estipulado, que é inferior ao preço da entressafra. Isso porque a maioria deles não tem infraestrutura necessária para estocar a produção para venderem em um momento de alta”, aponta Silvestre.

Como os produtores precisam vender a soja, sofrem pela lei da oferta e procura. Nesta ocasião há maior oferta e os preços de compra caem significativamente. Mas há uma maneira de se proteger e manter o preço fora de especulação, como explica o professor Silvio.

“Para se proteger de baixas cotações, o produtor faz um contrato prévio e vende seu produto a esse preço. Quem não o fez, vende de acordo com o valor especulado”, afirma.

No curso de agronegócio, o acadêmico aprende como gerenciar essas cadeias produtivas. Além de prever soluções para esses embates do mercado, o tecnólogo em agronegócio estará atento às novas tecnologias que podem auxiliar os produtores rurais. Com isso, planeja e define o investimento de recursos primando sempre pelo melhor produto.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Palestra sobre logística de aeroportos marca noite em Londrina


Na última quinta-feira, dia 11, aconteceu, em Londrina, uma palestra gratuita sobre Infraestrutura Logística de Aeroportos. O evento foi realizado no centro de convenções da Infraero e contou com representantes da EAD do Cesumar.

A palestrante foi a professora Lúcia Maria Brandão, que é consultora em engenharia de tráfego e transportes. Lúcia também é uma das palestrantes que ministrará aula na pós graduação a distância da EAD do Cesumar. No auditório, universitários e profissionais ligados à área aeroportuária acompanhavam a discussão.

Dentre os presentes, Rogério Varela, representante do Sindicato Nacional de Aeroportuários (SINA) em Londrina, Helder Machado, gerente comercial da EAD do Cesumar, Juliana Efting, coordenadora do polo da EAD de Londrina e Ana Júlia, proprietária do polo da EAD de Porecatu (PR).

EAD fecha parceria com governo do Estado do PR

O Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), desde a sua fundação em 1990, é reconhecido como um dos melhores Centros Universitários do Brasil, fato sempre evidenciado pelas eficácias dos nossos professores e acadêmicos, nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Uma das marcas da instituição é oferecer ensino de qualidade, proporcionando a melhor preparação acadêmica àqueles que optam para a realização dos sonhos e da efetivação profissional.

Os cursos na modalidade a distância do CESUMAR acontecem sob responsabilidade do Núcleo de Educação a Distância – NEAD (credenciado pelo MEC no Decreto nº. 1772 de 1º de novembro de 2006), sendo viabilizados por uma equipe multidisciplinar e contando com uma proposta pedagógica que privilegia a combinação de procedimentos didáticos próprios da educação a distância, utilizando-se de vários meios e momentos de interatividade pedagógica para todos os módulos curriculares.

O CESUMAR, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência – SEAP, vem beneficiar o Servidor Público Estadual do Paraná e seus dependentes com descontos de 20% nas mensalidades, consignadas em folha, na modalidade a distância.

Contamos com Polos de Apoio Presencial espalhados por todo Paraná e Brasil. Conheça nossos cursos de Graduação e Pós-Graduação e os Pólos de Apoio: www.ead.cesumar.br.

terça-feira, 16 de março de 2010

Cesumar na copa Libertadores da América



O Centro Universitário de Maringá (Cesumar) é o novo patrocinador oficial do clube paraguaio Cerro Porteño que estará em campo no próximo dia 17 enfrentando a equipe do Corinthians pela Copa Libertadores da América.

O Cesumar estampará sua marca em um dos locais mais nobres do uniforme do time paraguaio (frente da camisa).

A estratégia de marketing adotada pela instituição visa consolidar sua marca no país vizinho e faz parte do mix de investimentos em comunicação já realizados desde 2009 para conquistar novos alunos paraguaios.

Hoje o Cesumar já se faz presente naquele país por intermédio de instituições de ensino com quem mantém convênios.

"Somos um país vizinho e mantemos trocas culturais e científicas com algumas universidades do Paraguai. Por meio do esporte, visamos aproximar ainda mais as nossas relações", salientou o coordenador de Marketing, Alisson Laprega.

O confronto acontece no dia 17, no estádio Pablo Rojas, Assunção, no Paraguai.


Convênio assegura descontos a funcionários municipais


Na tarde desta segunda-feira, dia 15, o reitor do Centro Universitário de Maringá, Wilson Matos, assinou convênio com a Prefeitura de Maringá. O acordo garante aos servidores públicos desconto de 10 a 40% nas mensalidades dos cursos de graduação, extensão e pós-graduação do Cesumar. Os cônjuges, filhos e netos dos beneficiários poderão usufruir do convênio. Os que já são alunos da instituição também poderão obter o desconto.
Para cursos na modalidade presencial o desconto concedido será de 10% e para cursos de educação à distância vai de 10 a 40%. Neste caso, o valor irá depender do número de integrantes do quadro funcional que estejam inscritos no mesmo processo seletivo.

Para garantir o benefício, o novo aluno deverá participar do processo seletivo, protocolar pedido de desconto em folha de pagamento na Secretaria de Administração do Município e encaminhar declaração de vínculo empregatício ao Cesumar no momento da matrícula.

segunda-feira, 15 de março de 2010

EAD expande interação com alunos

Depois de twitter e YouTube, agora a EAD aumentou o número de ferramentas de relacionamento social. O acréscimo é de uma comunidade no Orkut, um blog, uma página no Facebook e outra no MySpace.

Com as novas tecnologias, as quais a EAD aderiu, a interação será maior com os acadêmicos e com os interessados em conhecer mais sobre a Educação a Distância.

Além das postagens de notícias no próprio site, as informações serão disseminadas, visando atingir um número maior de pessoas.

Acompanhe nossas postagens.

Twitter: @neadcesumar

Facebook: ead.cesumar

Comunidade no Orkut: EAD Cesumar

Canal no YouTube: youtube.com/eadcesumar

Myspace: eadcesumar

sexta-feira, 12 de março de 2010

EAD firma parceria com SindiCred-PR


No final da tarde desta quinta-feira, dia 11, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná (SindiCred-PR), Luiz Augusto Ribeiro, assinou convênio com o diretor do Núcleo de Educação a Distância do Cesumar, Willian Kendrick Silva.

Na ocasião também estavam presentes o diretor comercial e coordenador de cursos da EAD, Juliano Mário da Silva, Ione Leila dos Anjos, integrante do Conselho Fiscal do SindiCred e Valmor Alexandre Silva Moreira, primeiro secretário geral e de finanças do Sindicato.

Com o acordo, os colaboradores conveniados ao SindiCred-PR, que se matricularem na EAD do Cesumar, ganham um maior desconto conforme o número de matriculados aumente.

Últimas semanas para inscrição nos cursos de pós

Os cursos de graduação da Educação a Distância do Cesumar estão com inscrições abertas para o processo seletivo de maio. Além dos nove cursos da graduação, estão abertas, até dia 27 deste mês, as inscrições para os 11 cursos de pós graduação.

As aulas são geradas nos estúdios do Cesumar e transmitidas ao vivo para todos os polos. Os acadêmicos estudam em casa com o material didático impresso e digital. As aulas ficam armazenadas no sistema online do estudante, podendo ser assistidas quando necessário.

Para conhecer mais sobre a Educação a Distância do Cesumar e os cursos disponíveis basta acessar o site www.ead.cesumar.br.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Biblioteca Virtual ajuda nos estudos

O Cesumar implantou a Biblioteca Virtual, elaborada pela editora Pearson. Esse modelo de acervo possibilita que alunos e professores tenham acesso a cerca de 900 obras já disponíveis.

Aos poucos algumas outras editoras estão aderindo a esse modelo e disponibilizando livros no formato digital. A Biblioteca é dividida por áreas e aumenta a capacidade bibliográfica dos polos de EAD.

Apesar de ser muito interessante para a Educação a Distância, a Biblioteca Virtual também está disponível a professores e alunos dos cursos presenciais. É permitida a impressão de até 50% do livro, e os professores, por meio do sistema, podem saber quais livros o aluno acessou.

Para Viviane Marques Goi, coordenadora pedagógica da EAD, é mais fácil um aluno EAD ter acesso a um livro digital do que um livro impresso, isso porque o acadêmico é acostumado a estudar pelo ambiente online.

A Biblioteca Virtual já está disponível aos alunos e professores. Para acessá-la clique no link www.ead.cesumar.br/bv.


Palestrantes vão lecionar aulas nos cursos de pós


Estão programadas, para este ano, uma série de aulas com grandes palestrantes para os cursos de pós graduação a distância do Cesumar.

Dentre eles, Gilberto Dimenstein, colunista do jornal Folha de S. Paulo, Prof. Gretz, conferencista em todo o Brasil, Ângela Hirata, diretora executiva das sandálias Havaianas e Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos.

Luiz Antonio Bernardi, autor de livros de empreendedorismo da Editora Atlas, será outro palestrante, Pablo de Arteaga, diretor de atendimento da África Agência de Publicidade, e Márcio Bobik Braga, autor de livros em Economia da Editora Saraiva, entre outros.