quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ângela Hirata ministra aula a distância







Na tarde desta terça-feira, 29, a diretora executiva da Havaianas, Ângela Hirata, gravou aula para os cursos de pós graduação da Educação a Distância do Cesumar. Essa foi a primeira vez que a empresária ministrou uma aula em cursos a distância em sua vida. Mesmo assim ela ficou à vontade diante das câmeras e disse que “a experiência foi muito boa”.



A aula fez parte da disciplina Estratégias Empresariais e será destinada a todos os cursos de pós da área de gestão. Na fala da administradora, foram abordados assuntos como empreendedorismo e o posicionamento da marca Havaianas.



A diretora da Havaianas disse ainda que a EAD é muito importante por possibilitar ensino a quem não tem oportunidades próximas. “Essa modalidade consegue alcançar pessoas que tem dificuldade de frequentar aula e isso é fenomenal.”



Ângela Hirata é formada em Administração, com especialização em Comércio Exterior e tem grande experiência em negócios internacionais, vendas e desenvolvimento de mercado. Além disso, é uma das responsáveis pela internacionalização da marca Havaianas.

Equipe realiza divulgação em Ponta Grossa (PR)


Uma equipe do polo de Ponta Grossa (PR) da Educação a Distância do Cesumar esteve, no último sábado, 26, realizando divulgação da modalidade no cento da cidade.


As representantes da instituição percorreram o calçadão da cidade distribuindo folders, cartazes e cupons para o sorteio de um notebook.


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Diretora da Havaianas grava aula na EAD Cesumar

Na próxima terça-feira, 29, a diretora executiva da Sandálias Havaianas, Ângela Hirata, vai gravar aulas para os cursos de pós-graduação da Educação a Distância do Cesumar. À noite, às 19h30, ela ainda ministrará palestra no auditório Dona Etelvina, do bloco 7, para alunos do presencial.

A aula que dará para a EAD faz parte da disciplina Estratégias Empresariais, que pertence a um núcleo de disciplinas comuns a todos os cursos na área de gestão. Além de Ângela, outros profissionais de renome nacional fazem parte do corpo docente dos cursos de pós-graduação da EAD e costumam vir à instituição periodicamente para gravação de aulas.

Entre esses, estão Pablo de Arteaga, diretor de atendimento da África Agência de Publicidade, uma das mais conceituadas do país, o professor Gretz, conferencista com mais de 3,5 mil palestras em todo o Brasil e Gilberto Dimenstein, colunista da Folha de S. Paulo e da rádio CBN, além de Ângela Hirata.

As inscrições para os cursos de pós-graduação na modalidade a distância estão abertas. As aulas desses cursos são transmitidas aos sábados, a cada três semanas, e o aluno pode assistir de casa, sem a obrigatoriedade de ir ao pólo que o atende. Para conhecer os cursos ofertados acesse o site da EAD do Cesumar: www.ead.cesumar.br.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Inscrições abertas para o Prêmio Belmiro Siqueira

O Sistema CFA-CRA abre inscrições para o Prêmio Belmiro Siqueira nas modalidades Artigo Acadêmico e Artigo Profissional sobre o tema "A influência do Administrador na história recente do Brasil", iniciando a campanha de Valorização Profissional 2010.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2010 e as informações necessárias para a participação no concurso constam do Edital disponibilizado nos sites www.cfa.org.br e www.belmirosiqueira.org.br.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cesumar se faz presente na Pará Fest Leite



Aconteceu nos dias 18 e 19 de junho o Pará Fest Leite 2010. Esse, que é o principal evento do setor lácteo do Pará, foi realizado em Eldorado dos Carajás, no sudeste do estado. O Cesumar esteve presente por meio do polo na cidade.


Representantes da instituição no município organizaram um estande na Feira e apresentaram o Cesumar e a Educação a Distância para os presentes.


O Pará Fest Leite foi promovido pela Prefeitura e pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Eldorado dos Carajás. O evento visa promover o desenvolvimento, a modernização e o fortalecimento da atividade leiteira no estado.


Palestrantes renomados e lideranças do setor lácteo abordaram o tema "Sustentabilidade da Pecuária de Leite no Pará", propondo reflexões,
soluções estratégicas e ferramentas para transformar o Estado do Pará em uma das maiores bacias leiteiras do Brasil.

Carrefour abre inscrições para projetos

O Grupo Carrefour Brasil está com inscrições abertas para projetos voltados à melhoria das condições de alimentação do País. As propostas devem ser enviadas até o dia 29 de junho pelo site www.grupocarrefour.com.br no menu Sustentabilidade/Edital.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Versão final do padrão aprovado para Soja Responsável

* Assessoria de Imprensa RTRS

No começo do próximo ano, o mundo poderá consumir soja responsável. Essa possibilidade se tornou realidade graças à aprovação do Padrão RTRS para Soja Responsável, na última Quinta-Feira, 10 de junho, em São Paulo (Brasil). Depois do encerramento da Quinta Conferência Internacional sobre Soja Responsável, os membros da RTRS (Round Table on Responsible Soy Association) –Produtores, representantes da Indústria e da Sociedade Civil- se reuniram em Assembléia Geral para votar a versão final dos Princípios e Critérios para Soja Responsável. Essa versão é o resultado do trabalho feito desde 2007 por inúmeros especialistas do mundo inteiro que trabalham dentro da RTRS.

O documento oferece orientações para a produção de soja responsável para um desenvolvimento sustentável. A conformidade legal e as boas práticas de negócios, as condições trabalhistas responsáveis, as relações responsáveis com a comunidade, a responsabilidade ambiental e as boas práticas agrícolas são os requisitos básicos do documento para obter a certificação.

Esse novo padrão será lançado agora no mercado para os produtores interessados em obter a certificação. Isso significa que, para a próxima safra, se os produtores aderirem às novas diretrizes, eles ficarão em condições de anunciar que estão produzindo soja responsável.

A conferência também trouxe uma nova perspectiva para produtores e partes interessadas na cadeia de valor dessa lavoura. Os painéis da conferência ofereceram exemplos de iniciativas que promovem a conservação do ambiente e houve debates sobre políticas para promover o conceito de gestão sustentável.

“A reunião de múltiplas partes (Produtores, Indústria e Sociedade Civil) pode gerar uma nova realidade. É possível produzir soja responsável conforme aos Princípios e Critérios da RTRS. Nesse evento foram aprendidas lições importantes”, comentou Jeroen Douglas, Presidente da RTRS.

Um dos destaques da conferência foi a discussão sobre biocombustíveis a base de soja. "Aqueles interessados no segmento dos biocombustíveis tiveram a oportunidade de informar-se acerca de importantes novidades como as novas regras implantadas pela Diretiva sobre Energias Renováveis da União Européia (EU-RED) que fixam critérios ambientais", adicionou Christopher Wells, Tesoureiro da RTRS.

A criação de pagamentos por serviços ambientais também surgiu como questão relevante. “Existem muitas formas de compensação para agricultores comprometidos com essa questão e a RTRS deseja disponibilizar esses benefícios para seus membros”, disse Miguel Hernández, Secretário Executivo da RTRS, citando o que foi comentado pelos painéis que debateram acerca do uso de créditos de carbono e de outros sistemas para compensar os elos que fazem parte da cadeia da soja.

Outro ponto importante da reunião foi a apresentação dos resultados das provas de campo feitas no Brasil, Índia, Argentina, Estados Unidos e Paraguai. Vários produtores compartilharam sua experiência derivada de cumprir com os Princípios e Critérios da RTRS.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Engenheiro realiza palestra em polo do Cesumar



“O profissional e a segurança no trabalho”. Esse foi o tema da palestra proferida pelo engenheiro elétrico da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Nilton Camargo Costa, na última quarta feira, dia 16, no polo do Cesumar em Porecatu (PR). O evento foi organizado pelos representantes da instituição na cidade.


A intenção dos organizadores era arrecadar alimentos para uma Organização Não Governamental (ONG) de educação infantil no município. Na abertura da palestra, foi apresentado um vídeo institucional do Cesumar. Além disso, todos os presentes receberam uma pasta com folders citando os cursos e as parcerias da Educação a Distância.


O público esperado era de, no máximo, 280 pessoas. Mas, de acordo com a tutora do polo, Ana Julia Pacheco, 316 pessoas prestigiaram a palestra, que foi sobre acidentes causados por imprudência.

Administração e Processos Gerenciais EAD Cesumar

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Evento em Pitangueiras reúne equipe do Nead



No último sábado, dia 12, uma equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Cesumar se reuniu na cidade de Pitangueiras (SP) na primeira reunião da Associação de Vereadores do Médio Paranapanema (Avempar).


Além de vereadores, estava presente, também, o prefeito da cidade paulista. Durante o evento, o professor e diretor comercial do Nead Cesumar, Juliano Mario da Silva, proferiu uma palestra sobre Gestão Pública.


Sérgio Hernandes e Helder Machado, gerentes comerciais, Ana Julia Pacheco e Camila de Souza Oliveira, dona e coordenadora do polo de Porecatu, completaram a lista dos representantes do Cesumar.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pedagoga expressa opinião sobre EAD

Em artigo publicado nesta segunda-feira, dia 14, no Diário Comércio, Indústria & Serviços, a autora Jucimara Roesler destaca as tendências da educação a distância. Para ela, EAD e tecnologia caminham juntos. Os avanços tecnológicos podem ser aplicados no ensino, contribuindo para a formação pedagógica.

No início do texto, é apresentando um balanço do crescimento da EAD. Dados do Censo Ead.br de 2008 apontam que, em quatro anos, as matrículas nessa modalidade, no Brasil, triplicaram. Outro dado expressivo é o aumento do número de instituições com cursos a distância: de 166, em 2004, para 376, em 2008.

Aplicar tecnologias no ensino envolve, inclusive, a metodologia. Jucimara cita que todos os elementos devem ser utilizados para que a interação entre aluno e professor seja potencializada. Para isso, diz ela, deve se investir na conectividade, mobilidade e portabilidade, por exemplo. Com isso, o aluno pode ter acesso ao professor independentemente de onde estiver.

A autora expõe ainda que, com a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o modo de transmitir ensino foi se atualizando. “O uso das TIC serviu como alicerce para o desenvolvimento de metodologias educativas, que privilegiaram relacionamentos socioeducativos”, afirma.

Mesmo com o avanço tecnológico, o material didático ainda se faz necessário. É nele que o aluno tem disponível todo o conteúdo de forma organizada e prática. Para a autora, o livro também tem a facilidade da mobilidade sem a necessidade de conexão com a rede. “Os estudantes do mundo virtual conquistaram maturidade saudável para aproveitar as oportunidades e as ferramentas disponibilizadas no seu aprendizado”, destaca Jucimara Roesler.

Além disso, o texto ressalta o último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no qual alunos da modalidade a distância tiveram melhor desempenho do que os de presencial.

Jucimara Roesler é pedagoga, mestre em Educação e doutora em Comunicação Social. A íntegra da opinião dela no Diário Comércio, Indústria & Serviços está disponível no link a seguir: http://migre.me/Pa3H.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Concurso elege melhor fotografia rural

As inscrições para o II Concurso de Fotografia Rural de Piratuba (SC) estão abertas. Os interessados podem participar com até duas fotografias, uma colorida e outra preto e branco. O tema do concurso é “O cotidiano do homem do campo”. Por meio dessa temática, a fotografia deve registrar o homem trabalhando no meio rural.

Serão premiadas as três melhores fotos por categoria. Além de troféu, os vencedores receberão prêmio em dinheiro. Mil reais para o primeiro lugar, R$ 700 e R$ 500 para segundo e terceiro lugares, respectivamente.

As inscrições vão até o dia 20 de agosto. O resultado será divulgado no dia 25 de setembro na cerimônia de encerramento do II Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba. As cinquenta melhores fotos serão expostas no Centro de Eventos da cidade durante o festival de cinema.

Para acessar o regulamento e saber mais informações sobre o concurso de fotografia, acesse o link a seguir. http://migre.me/OMa1

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Cesumar participa de eventos em Goioerê



A Festa do Leitão Maturado aconteceu no último domingo, dia 6, em Goioerê (PR). O evento reuniu cerca de 6 mil pessoas no Parque de Exposições da cidade. O Cesumar também esteve presente realizando ação de marketing. Foram distribuídos panfletos e a equipe do polo utilizou o balão de divulgação da Educação a Distância do Cesumar.


Além desse evento, o Cesumar, por meio dos representantes de Goioerê, já confirmou presença em mais dois eventos da região. O próximo é o Paraná em Ação que acontece nos dias 18, 19 e 20 de junho. O evento abrange toda a região e é promovido pelo governo do Estado.


Outra participação garantida é na Exposição Agropecuária de Goioerê, a Expo-Goio. A feira será realizada entre os dias 6 e 10 de agosto. Durante os eventos, a equipe do polo está distribuindo cupons para o sorteio de um celular. A premiação acontece em setembro.

Curso prepara profissionais para a gestão de trânsito

O Curso de Planejamento e Gestão de Trânsito, oferecido na modalidade a distância no Cesumar, tem como objetivo preparar profissionais para atuarem com questões do trânsito, visando qualificação na gestão através do desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores sob orientação humanística.

O curso visa também, preparar os profissionais na gestão e educação no trânsito propondo a busca pela qualidade de vida. Outro ponto importante é a formação de pessoas capazes de exercer atividades relacionadas à segurança no trânsito, fundados nos princípios éticos, firmados na convivência social.

Os pós-graduados em Planejamento e Gestão de Trânsito podem atuar na área de consultoria e assessoria em órgãos públicos e privados. O curso tem duração de 14 meses (450 horas) e o valor da parcela é de R$ 254,10.

As aulas são realizadas ao vivo nos sábados das 8h20 às 11h40, a cada três semanas. Na pós-graduação a distância, o aluno não precisa assistir as aulas no polo. Só ao término de cada módulo, deve ir ao polo para fazer uma prova. Ao final do curso, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão.

As inscrições seguem abertas durante todo o ano. A cada módulo abre-se uma turma nova de cada curso. Para se inscrever, basta procurar o polo de apoio presencial mais próximo, no site da Educação a Distância do Cesumar (www.ead.cesumar.br).

Cesumar recebe prêmio em Goioerê

O Cesumar recebeu o Prêmio Wandik Bezerra indicado na categoria Ensino Superior a Distância. A premiação acontece anualmente na cidade de Goioerê (PR) em uma parceria da Associação Comercial de Goioerê (Acig) com o Conselho do Jovem Empresário (Conjem).

O prêmio foi entregue na noite da sexta-feira, 21 de maio. O Cesumar estava representado pelos responsáveis do polo da cidade. Após a premiação, houve a posse da nova diretoria da Acig.

Além do Cesumar, cerca de 130 empresas, profissionais liberais e prestadores de serviço receberam o troféu. Os premiados foram apontados como destaque em uma pesquisa que envolveu 500 questionários. Esses foram respondidos pelos associados e segmentos da comunidade.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Senado discute importância da EAD

Uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado vai discutir, na quarta-feira da semana que vem, dia 16, a importância da educação a distância para escolarização e profissionalização de pessoas com necessidades especiais.

O ex-ministro da Educação e presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (ACED), Carlos Alberto Chiarelli, vai expor, na ocasião, o resultado da primeira turma de um projeto pioneiro voltado a pessoas com deficiência.

Esse projeto é fruto de uma parceria da ACED com a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) e com a Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (IESDE). Estudantes que participaram da aprendizagem também estarão presentes no Senado no momento da discussão.

Relembrando

Carlos Alberto Chiarelli foi mencionado em uma reportagem no mês de abril. Na época, o ex-ministro concedeu uma entrevista ao jornal Diário Catarinense explicando a importância da EAD na formação superior.

Na reportagem, Chiarelli aponta o crescimento da modalidade de ensino em um comparativo entre os anos de 2008 e 2009. O índice registrado foi de 7%.

A reportagem no site da EAD do Cesumar está disponível no link a seguir. http://migre.me/ML4z

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pós-graduação impulsiona carreira profissional

Os cursos de pós-graduação são uma forma de o profissional se aperfeiçoar na área de atuação. Depois de graduado, o acadêmico tem diferentes possibilidades de escolha. Essa gama de possibilidades ainda causa dúvidas, que devem ser esclarecidas antes da decisão.

A pós-graduação em lato sensu é mais simples, tem foco na especialização, como explica o coordenador dos cursos de pós-graduação da Educação a Distância do Cesumar, Edmundo Pozes. “A lato sensu é voltada à indústria, empresa, comércio e serviços. Mesmo assim, o profissional pode trabalhar em uma universidade, na ausência de mestres e doutores”, afirma.

Já os cursos de stricto sensu estão ligados à pesquisa. São os cursos de mestrado e doutorado. Esses cursos remetem à pesquisa - são destinados a pesquisadores e cientistas. “Esses profissionais, a esse nível, são muito importantes para o desenvolvimento da universidade”, revela Pozes.

Os cursos de MBA (Master in Business Administration, Mestrado em Administração de Negócios, em português) são considerados especialização, apesar de remeterem a mestrado. Esses cursos devem ter uma etapa no exterior. Na EAD do Cesumar, essa etapa, este ano, será feita na Universidade de Salamanca, na Espanha. “Mas como nem todos podem pagar, as aulas serão transmitidas de lá para os alunos que estiverem no Brasil”, destaca o coordenador.

O Cesumar oferece, na modalidade a distância, cursos de lato sensu e MBA. O professor Edmundo ainda reforça que, no final de cada módulo dos cursos de pós graduação da EAD, o aluno deve fazer uma prova presencial. E, no final do curso, devem apresentar um trabalho de conclusão de curso.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

OFC faz apresentação no Calil Haddad

A Orquestra Filarmônica do Cesumar e o Coro irão apresentar-se no teatro Calil Haddad no próximo dia 13. O repertório será composto por músicas eruditas com árias de ópera, temas de filmes e músicas populares brasileiras.

O concerto começa às 20h e é aberto a toda comunidade. Os ingressos devem ser retirados um hora antes da apresentação na bilheteria do teatro. A entrada é gratuita.

Semana do Gestor debate excelência organizacional



A sétima Semana do Gestor do Cesumar foi aberta ontem (31) com a participação de mais de quatrocentos estudantes e professores dos cursos de Administração, Gestão de Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Gestão de Marketing.


O reitor Wilson Matos esteve presente e fez a abertura oficial do evento, ao lado do coordenador dos cursos, David Fernando Ramos, do diretor do Centro de Ciências Humanas, Adriano Rogério Goedert e do coordenador geral do evento, professor Narciso Franzin.


Dois temas foram abordados na primeira noite: "Liderança e o Relacionamento Interpessoal", pelo professor filósofo e psicólogo Rubem Mariano, do Cesumar, e os "Novos Espaços Econômicos Mundiais", pelo professor e geógrafo Leandro Aranda, que apresentou um cenário sobre os mercados de maior potencial hoje no mundo.


Tendo como tema central "O conhecimento em busca da excelência organizacional", a semana prossegue até amanhã (2) à noite debatendo ainda mais nove temas. Entre eles, o marketing e comunicação nas empresas e o treinamento como forma de aquisição de experiência no trabalho.


O evento encerra-se quarta-feira à noite com um debate sobre o comportamento do consumidor na região Noroeste do Paraná. O assunto será exposto pelo professor e consultor de empresas Galileu Limonta, que irá destacar as características desse mercado e as implicações estratégicas para atingir o consumidor.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Tecnologia aumenta interação entre aluno e professor

Na última semana, o portal da revista Exame, da Editora Abril, publicou uma reportagem sobre educação a distância. O texto assinado por Bruno Mello destaca uma pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). De acordo com o levantamento de 2008, na época, cerca de 2,6 milhões de brasileiros estudavam pela internet. Trazido para 2010 esse número pode ser ainda maior.

O texto apresenta um histórico da EAD, abordando desde o surgimento no século XIX até os dias atuais. Antigamente o material didático era entregue ao aluno em casa. Passou das cartas para o rádio, televisão e está na transmissão via satélite e internet. A reportagem diz ainda que a EAD se reinventou em 2000, mudando o foco para o aluno. A tecnologia é utilizada para facilitar a interação.

O repórter destaca também que a EAD não é mais papel e texto; há hipertexto, vídeo, trechos de filme em alta resolução, animação, fóruns. E possível se fazer projeções futuras, como a realidade virtual, que pretente projetar o professor na frente do aluno.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da EAD do Cesumar, Fabrício Lazilha, a instituição trabalha com o que há de mais moderno. “Para o nosso modelo pedagógico, os equipamentos que temos nos atendem perfeitamente. Destaque para os quadros digitais, lousas eletrônicas, notebook para todos os professores, televisão de retorno, dentre outros.”

Outro diferencial da EAD do Cesumar é o Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) disponível para ser acessado pelo celular. Esse dispositivo “desprende” o aluno da frente do computador. Participar dos fóruns, acessar o material acadêmico e acessar material em PDF ficou mais fácil. As ferramentas virtuais ficam disponíveis para serem acessadas onde quer que o acadêmico esteja. Tudo via celular.

Viviane Marques Goi, coordenadora pedagógica da EAD do Cesumar, aponta que a instituição tem se dedicado para garantir aos alunos a melhor educação a distância. “Nós sempre investimos em professores qualificados, customização de livros, materiais com qualidade para que possamos formar ótimos profissionais”, destaca.

A reportagem do portal da revista Exame está disponível no link a seguir: http://migre.me/KYoq