terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pastor presbiteriano leciona para alunos do Cesumar

Doutor em Sociologia pela USP, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo e professor, Valdinei Ferreira veio a Maringá para lecionar aos alunos do curso de Teologia da Educação a Distância do Cesumar e para proferir uma palestra aberta à toda comunidade, nesta terça-feira (22), às 19h30. Na ocasião, o professor vai falar sobre sua tese de doutorado, que é o livro Protestantismo e Modernidade no Brasil – da utopia à nostalgia, lançado recentemente.

De acordo com Ferreira, com o passar do tempo, a religião não saiu de pauta. Ê religião, atualmente, é um fenômeno social a ser compreendido e explicado para se entender os caminhos do mundo moderno." Para que essa explicação da religião aconteça, a mídia é um recurso fundamental. Ìom uma linguagem mais acessível, a mídia torna a religião mais acessível e, também, ajudar a remover os preconceitos", assinala.

Nesse contexto, releva o professor, o Protestantismo representa a inserção da pluralidade. No livro, o professor mostra como o Protestantismo chegou ao Brasil aplicando o pioneirismo à religião e à educação. "O Protestantismo teve um papel de inovação no final do século 19 e início do século 20. Essa foi a primeira inquietação que me levou a fazer esse trabalho", revela.

Continue lendo.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alunos da EAD acompanham colação em Maringá

O Parque de Exposições de Maringá foi palco de grandes emoções na última sexta-feira (11), quando ocorreu a colação de grau dos cursos de graduação do Cesumar. Cerca de 1.800 alunos receberam os diplomas, destes 364 estudaram pela Educação a Distância.

O evento foi transmitido ao vivo para todos os 58 polos do Cesumar e os alunos da EAD acompanharam de suas cidades a cerimônia. Outros formandos fizeram questão de vir a Maringá para acompanhar a colação presencialmente, como é o caso da formada em Pedagogia, Ada Glória dos Santos Barbosa, 56, que veio de Belém (PA). “Eu queria conhecer o Cesumar, os professores e os meus colegas neste momento tão feliz”, disse Ada.

A formada em Gestão de Recursos Humanos, Helena Priori, estava muito feliz e disse que seu próximo passo será ingressar em uma pós-graduação de Gestão de Pessoas. “Acho que a graduação é apenas o começo de uma carreira, por isso vou continuar estudando”, explicou Helena.

O paraninfo geral deste ano foi o secretário de Educação e vice-governador do Paraná, Flávio Arns. Para ele, o Brasil vive um bom momento, precisando de profissionais em muitas áreas, desde que com qualidade. "Nós acreditamos muito no Cesumar, sabemos do seu comprometimento com a educação e tomara que esses jovens tenham aproveitado bem os estudos para serem profissionais competentes no mercado."

Toda a cerimônia foi conduzida pelo reitor Wilson de Matos Silva que parabenizou os formandos pela dedicação em concluir a graduação e desejou a todos sucesso e força de vontade para continuar a estudar e capacitarem-se ainda mais no ramo profissional.

Pós-graduação eleva chances de aumento salarial

Uma pesquisa recente realizada pela Catho Online divulgou a importância da pós-graduação no retorno salarial dos profissionais. O resultado apontou que o salário de quem fez pós-graduação é quase 40% maior do de quem fez apenas graduação. A pesquisa foi feita com 167 mil trabalhadores em todo o país e destaca não só mestrado e doutorado, como especializações e MBA.

Em entrevista ao Jornal da Globo, Silvana Di Marco Franzotti, responsável pela pesquisa salarial e de benefícios da Catho Online, afirmou que essa diferença salarial é refletida pelos melhores resultados da empresa. “Quanto mais preparado ele [o profissional] for, mais resultados ele traz para as atividades em que a empresa exige desse cargo”, disse.

Para qualificar profissionais graduados, o Cesumar oferece uma gama de cursos de especialização em todas as áreas do conhecimento. Ao todo, mais de 60 cursos presenciais e 13 a distância, que estão com inscrições abertas este ano, atendendo as áreas de Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, Agrárias, Biológicas e da Saúde.

Segundo o diretor de Pós-Graduação, Valdecir Bertoncello, a instituição preza por uma atualização constante da grade curricular dos cursos. “Para os profissionais que já estão no mercado de trabalho, isso reflete em uma melhor preparação dentro da realidade da área de atuação”, salienta.

Bertoncello aponta também que, antes de o graduado escolher um curso e uma instituição, deve-se atentar para alguns fatores. “Deve ser analisado o projeto pedagógico do curso, o corpo docente, a infraestrutura, bem como a situação da instituição perante o MEC (Ministério da Educação)”, ressalta, lembrando que esses cuidados dão mais segurança ao aluno sobre o nível do curso que irá freqüentar.

As inscrições para os cursos de pós-graduação do Cesumar estão abertas e vão até o dia 28 de fevereiro, na modalidade presencial, podendo ser feitas no site da instituição (http://www.cesumar.br/posgraduacao/cursos2011). As inscrições para os cursos da Educação a Distância podem ser feitas neste link: http://www.ead.cesumar.br/pseletivo/pre_inscricao/.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

EAD é destaque em telejornal nacional

O crescimento da Educação a Distância é algo que vem sendo apontado constantemente pela mídia. Na manhã desta sexta-feira (11), uma reportagem do telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou os avanços em números de matriculados. De acordo com os dados apontados, hoje, cerca de um milhão de pessoas estudam em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Os cursos universitários a distância foram aprovados pelo MEC em 2002, mas, agora, o país vive a mais significativa expansão. Universidades tradicionais, como a USP, estão aderindo a essa nova modalidade de ensino. O último levantamento, de 2009, mostrou que no Brasil já existiam quase 2,8 mil cursos de EAD, entre profissionalizantes, de graduação, pós-graduação e extensão.

A reportagem inicia citando um aluno do Cesumar, que acaba de ser aprovado no processo seletivo da Educação a Distância da instituição e vai cursar Agronegócio, em São Paulo. Cássio Bueno é técnico em Agropecuária e disse que vai utilizar o tempo livre, até mesmo no meio da pastagem, para estudar.

Dentre os entrevistados, Ricardo Holtz, presidente da Associação Brasileira de Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD). Ele cita que, mesmo estando longe do professor, a EAD permite que o aluno interaja enviando perguntas durante as aulas ao vivo.

Outro ponto de destaque na reportagem é a disciplina que o aluno de EAD precisa ter. A secretária Sônia Luiza Martins reforça com suas palavras: “Minha formação vai depender 100% de mim. Se eu não for disciplinada e organizada, eu não vou me sair bem nas provas e automaticamente não vou ser um bom profissional.”

Cursos tecnológicos crescem em todo o país

Começam a ganhar mais espaço os cursos de graduação na modalidade tecnológica. Recém divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), o Censo da Educação Superior 2009 apontou um crescimento de 26,1% no número de alunos matriculados na modalidade. Em 2008, o país contava com 539 mil matrículas, número que subiu para 680 mil em 2009, aponta o MEC.

Com o foco no mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia têm menor duração (entre 2 e 3 anos) e são mais voltados para uma determinada área de conhecimento. "São cursos que atendem as necessidades de mercado, que vão formar mão-de-obra qualificada e que as empresas da região estão em busca", avalia Wilson de Matos Filho, vice-reitor da instituição.

Em entrevista ao site do MEC, o secretário nacional de educação profissional Eliezer Pacheco ressaltou a importância de se investir mais neste tipo de graduação. "O Brasil tem sede de profissionais qualificados para seguir o seu desenvolvimento. Esses cursos são uma alternativa excelente para a formação dos nossos jovens", destacou Eliezer.

Segundo avaliação do ministério da Educação, desde 2001, os cursos tecnológicos vêm conquistando espaço em um cenário que era dominado pelos bacharelados e licenciaturas (formatos clássicos de graduação). Nesse período, o número de estudantes matriculados nesse nível de ensino passou de 69 mil para os atuais 680 mil, o que representa um aumento de 985%. A título de comparação, no mesmo período o número de estudantes em cursos de bacharelado cresceu 186%.

O secretário observa ainda que esse aumento da procura e da oferta de cursos superiores de tecnologia tem revelado uma "ruptura de padrões". Para Pacheco, "o mercado já não absorve os bachareis e sente falta de um perfil mais técnico e tecnológico em seus profissionais."

Sobre o diploma

Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e podem fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos, esclarece o MEC em sua página.

Cesumar forma 1.800 novos profissionais

Nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), acontece a tradicional colação de grau dos cursos de graduação do Cesumar. Ao todo, serão cerca de 1.800 novos profissionais graduados. Só da Educação a Distância, 364 alunos receberão diploma em diversos estados brasileiros. A segunda noite do evento será transmitida ao vivo para todos os 58 polos do Cesumar e os alunos da EAD poderão acompanhar a solenidade em suas cidades.

Na primeira noite, os formandos dos cursos das áreas de saúde, agrárias e exatas recebem o diploma. No segundo dia, alunos das áreas de humanas e da EAD colam grau.

Em Maringá, o evento será realizado na arena coberta do Parque de Exposições, a partir das 19h, e o público estimado é de oito mil pessoas por dia.

O paraninfo geral deste ano é o secretário de Educação e vice-governador do Paraná, Flávio Arns. Com a transmissão simultânea, todos os neograduados da EAD poderão acompanhar a fala dele e do reitor Wilson de Matos Silva, independente de onde forem receber o certificado de conclusão de curso.

Para o reitor, a formatura é o "momento máximo da vida acadêmica, onde o conhecimento do ensino superior é selado e o graduando assume todas as responsabilidades da profissão perante a sociedade".

Cesumar transmite aula inaugural da EAD

Na próxima quinta-feira (17) acontecerá a aula inaugural dos cursos da Educação a Distância (EAD) do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). A aula será transmitida das 19h20 às 22h40 e todos os alunos de graduação e pós-graduação poderão acompanhá-la pelos polos ou na internet. Além disso, o convite é aberto a toda comunidade, que poderá se dirigir ao polo mais próximo para assistir ao discurso do professor João Vianney, que vai falar sobre o crescimento da EAD no país.

Vianney é especialista em EAD e integrante do Conselho de Ética e Qualidade da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). Além disso, é jornalista, ator, psicólogo e possui doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A aula será transmitida dos estúdios do Cesumar para todos os 58 polos da EAD do Cesumar, em todo o Brasil. Na segunda-feira (21) iniciam as aulas normais para os cursos de graduação. Na mesma semana, os alunos de pós-graduação também retornam às atividades.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Cesumar, Viviane Marques Goi, o professor João Vianney já esteve no Cesumar em uma outra ocasião. “Ele já conhece a instituição, mas na sexta-feira (18) vamos apresentar a metodologia com que trabalhamos a EAD e fazer uma troca de experiências”, revela.